Software de combate a dengue desenvolvido em SC é apresentado no Ministério da Saúde

O sistema digital de prevenção e combate a dengue e outras zoonoses, “Vigilantus”, foi apresentado no início do mês de julho, para a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde (MS), em Brasília. O encontro contou com a participação do chefe de gabinete da SVS, Dr. Marcus Quito, da diretora substituta do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, Wanessa Tenório e de representantes da Coordenação do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD).

A ferramenta que foi desenvolvida por jovens empreendedores da região, já é utilizada pela prefeitura de Chapecó, disponibiliza uma série de recursos que facilita na gestão dos municípios, com foco em ações preventivas e analíticas de combate ao mosquito causador da doença, o Aedes aegypti. A tecnologia adotada no sistema possibilita uma análise remota georreferenciada, identificando as áreas de risco por meio de um mapa completo da cidade.

Para o consultor em tecnologia e inovação do Projeto Vigilantus, Eduardo Bergamim, a apresentação do mecanismo no Ministério da Saúde foi extremamente importante. “Essa é uma oportunidade de mostrarmos o sistema para o órgão máximo de saúde do país. Nossa intenção é disponibilizar para os municípios que tenham interesse, uma plataforma que auxiliará em ações e tomada de decisões, que visam reduzir os focos do mosquito transmissor da dengue”, informa Bergamim.

De acordo com um dos desenvolvedores do Vigilantus, Juliano Baggio Di Sopra, a utilização do sistema pelo poder público pode melhorar a qualidade da informação, com levantamentos mais precisos e agilidade no controle dos focos do mosquito. “Nossa ferramenta possibilita o engajamento da sociedade, pois o próprio cidadão tem acesso as informações apresentadas no site do Vigilantus . Esse mecanismo estimula o engajamento da comunidade na causa, o que consequentemente pode minimizar a incidência de focos do mosquito, que é um grande problema de saúde pública”, destaca Sopra.

O Software foi premiado em 2013 pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), dentre 1.226 projetos inscritos. O projeto Vigilantus tem o incentivo do programa do Governo do Estado de Santa Catarina Sinapse da Inovação.

Mais informações - Acesse e confira o site do Vigilantus: http://www.vigilantus.com.br/

Por: Wagner Bee

Outras Notícias

Cão do Corpo de Bombeiros de Xanxerê é escolhido para série da Rede Globo

O Corpo de Bombeiros de Xanxerê possui destaque nacional com a certificação e trabalho realizado com os cães de busca...

OAB divulga calendário de provas do Exame de Ordem em 2018

Os candidatos inscritos no XXIV Exame e que foram aprovados para a segunda fase farão a prova prático-profissional no...

Morre o historiador e folclorista Vicente Telles

Morreu no começo da manhã desta quinta-feira, dia 28, o historiador e folclorista, Vicente Telles, de Irani. Ele esta...

Ventania derruba estrutura de Natal no Centro de Chapecó

Uma tempestade ocorrida na tarde deste domingo, dia 17, acabou destruindo uma estrutura metálica de enfeites natali...